Sensibilização aos Fornecedores
Conforme definido na Política da Balbino & Faustino, Lda, a organização procura manter relações mutuamente benéficas com os fornecedores de modo a garantir a permuta não só de recursos, mas de experiências para um ganho bilateral.
A Balbino & Faustino, Lda definiu regras que devem ser consideradas por todos os fornecedores e subcontratados, cujas responsabilidades possam ter impacto na organização.
Assim, todos os fornecedores e subcontratados devem cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial atenção aos aspetos relativos à conformidade do produto fornecido ou serviço prestado, à Segurança e Saúde no Trabalho e proteção do Ambiente de acordo com:
- Ter definida e implementada uma conduta compatível com a Política da organização;
- Comunicar o início e o fim da prestação de serviços ao responsável local;
- Usar equipamento de proteção individual adequado ao serviço prestado, assim como a formação contínua dos Técnicos envolvidos. Esta formação deve ser registada e, quando solicitada, deverá ser facultada;
- Devem ser cumpridas as normas de circulação nas instalações e não é autorizada a colocação de materiais ou equipamentos a obstruir a passagem de pessoas ou veículos, nem o acesso aos meios de combate a incêndio (extintores, carretéis, etc.);
- É proibido fumar no interior das instalações;
- É obrigação do fornecedor/subcontratado reportar todos os incidentes/acidentes de trabalho que ocorram durante a prestação do serviço;
- Deve o fornecedor/prestador de serviço promover a redução de produção de resíduos;
- Deverá ser assegurada a correta separação/deposição de resíduos resultantes dos trabalhos;
- Devem ser adotadas medidas que visem a minimização de emissão de poluentes atmosféricos e/ou a redução, acumulação e dispersão de poeiras;
- Quando necessário, deverá ser facultada a documentação que comprove o cumprimento da Legislação Ambiental;
- Sempre que ocorra um derrame, este deve ser comunicado de imediato ao responsável local;
- Deve ser garantido o bom estado dos veículos que se deslocam às instalações de modo a evitar ruído excessivo e emissão de poluentes;
- Deverão utilizar de forma racional e eficiente os recursos, como a água e a energia;
- As embalagens de produtos químicos fornecidos/utilizados devem estar identificadas e rotuladas de acordo com a legislação em vigor;
- As embalagens de produtos químicos devem permanecer fechadas após a sua utilização.
Métodos e Requisitos de Avaliação
Os fornecedores são avaliados com base nos seguintes critérios:
- Prazo - Eficácia dos prazos de entrega;
- Quantidade - Eficácia na resolução de reclamações e Nível de Assistência Técnica;
- Qualidade - Conformidade do fornecimento e fiabilidade do produto/serviço;
- Preço - Alteração de preços e condições financeiras;
- Outros - Nº de reclamações por má prestação do fornecedor, Atendimento e Documentação de acompanhamento adequada.
Cada critério é avaliado numa escala de 1 a 3.
Se a avaliação for superior a 2, o fornecedor obtém a classificação “Preferencial”, havendo a manutenção do mesmo.
Quando a avaliação tem um valor entre 1,5 e 2 é dada a classificação “Adequado”, ao qual ocorre a manutenção do fornecedor, contudo podem ser sugeridas ações de melhoria.
Por fim, se o resultado da avaliação for igual ou inferior a 1,5 a classificação atribuída é “A substituir”, originando a exclusão/substituição do fornecedor.